Ou: Como sair da inércia?
Pode ser meio cedo para começarmos a discutir a presença offline REAL de VF. Muito se pode especular quais seriam os cursos de um jogo à deriva e sem interessados em agitar a comunidade. A natureza humana é assim, lidar com pessoas exige pro atividade.
Mas a comunidade internacional - vfdc.com e players assíduos, e até japoneses - já reconhece a iniciativa brasileira que a Akkedo Lounge / Alho Poró tenta promover com sua pequena liga. Alguns ex-players e pessoas interessadas já começam a se juntar e conversar sobre partidas. Já não é mais o deserto Flycastiano.
A hora de lamentar a ausência de rollback JÁ PASSOU. É hora de sabotar menos o jogo e ir aos fatos. A comunidade precisa se aproximar. Essa é a zeitgeist que estamos vivendo. Nossa segunda liga teve narração, e até interesse estrangeiro para narrá-la. Beer Reversal no Rio pode voltar a hostar VF5US. Nossa liga amadora Poró Cup irá até meados de Junho, sendo oito semanas. A intenção agora é que, com a experiência ganha com esta liga, possamos ter uma liga ABERTA, liga brasileira online com uma carga de engajamento para players novos e antigos a agirem em cima do jogo, e não só apenas jogarem ranqueadas e lobbies casuais entre amigos.
Eu e Jack denominamos esse momento de FASE 2. A FASE 1 consistia em sair da zona de conforto, mas agora precisamos aproximar e expandir o que já está em andamento, e ter NOVOS ORGANIZADORES. Ter offlines. Hoje é o fim de Abril. Até agosto, quando acontece a EVO 2022, são 3 meses para hypar uma liga e construir um movimento e organizar uma comunidade que se retroalimente e que não precise de uma iniciativa unidimensional. Depois haverá o treta 2022. Entre a EVO e o Treta é um ótimo momento de expandir a playerbase, o que é algo pouco convencional de se fazer sem a própria empresa do jogo promovendo.
Se você é um jogador de Virtua Fighter 5 US, iniciante, intermediário, velho de guerra, você pode ajudar a comunidade das seguintes formas:
Crie e Transmita VF5US pela Twitch.tv - a comunidade de vf apesar de ser pequena é muito próxima lá. Mesmo que você fale uma lingua que mais ninguém fala, aparecerá algum coreano, ou europeu para ao menos te elogiar. Faça o uso das ferramentas HOST/RAID sempre que disponíveis, ao fim de uma live escrevendo "/host nomedocanalaraidar" sempre que possível. De preferência para jogos afins ou VF mesmo. O Youtube infelizmente não tem um sistema integrado de aproximar pessoas interessadas por um mesmo jogo de forma eficiente, então eu sugiro que este seja para highlights ou VODs
Se aproxime e comunique interesse em qualquer um dos grupos hoje disponíveis, seja em whatsapp, facebook ou discord. O que realmente importa é ter sinergia do que anda acontecendo.
E, principalmente, participe de ligas/torneios online a serem realizados. Se você for participar de uma, transmita, e diga que está lá. Mostre o que está acontecendo, mostre que aquilo que está acontecendo é legitimo.
Comentários