top of page

VCDECIDE - Virtua Mesa #05

Julho já está indo embora, mas neste friozinho brasileiro, mais uma entrevista surge em nosso blog. Ela que foi por semanas a fio a TOP 1 player do ranking SOUTH AMERICA, VCDECIDE, a youtuber que tem um grande following retro fazendo comparativos entre versões de jogos em plataformas distintas, é, por acaso, uma Virtua Fighter connoisser e afficionada.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


GFRJ: Fale um pouco de você e porque você gosta tanto de Virtua Fighter? Joga a série desde quando?





VCDECIDE: Antes de gostar de video game, eu costumava gostar de desenhar e sempre que podia eu desenhava na escola. Entretanto, meus desenhos eram considerados feios pelos colegas de classe, principalmente quando comparados com os desenhos de outras pessoas da escola que também desenhavam... e a razão pela qual ninguém gostava dos meus desenhos, é que eles (os desenhos) eram peculiares, pelo simples fato de eu não saber desenhar formas circulares (minha caligrafia era péssima, e eu escrevia em letras de forma) e diante desse problema, eu desenhava tudo quadrado, o que incluía desenhos de rostos, mãos e qualquer outra coisa que acabava sendo representada de forma quadrada no papel, então, devido a isso, passei a esconder os desenhos que fazia dos outros, desse forma evitava que os outros fizessem comparações dos meus desenhos de forma negativa.


E, um dia qualquer, em uma passagem no shopping com a companhia da minha mãe, passamos em frente a uma vitrine de uma loja de vídeo games, e meus olhos brilharam, pois, uma das televisões chamou a minha atenção, e foi a televisão que estava exibindo a abertura do Virtua Fighter 1 do Sega Saturn, sendo que, nessa época, eu não ligava muito para vídeo game, embora tivesse um SNES em casa com o Super Mario World que costumava jogar de vez em quando... mas, ter presenciado aqueles gráficos quadrados do Virtua Fighter 1 sendo exibidos na vitrine da loja para todo mundo ver chamou bastante a minha atenção por me mostrar que havia espaço para meus desenhos quadrados; desde então, Virtua Fighter passou a ser a série de vídeo game que me fez gostar ainda mais dos meus desenhos, e graças a ela eu tenho um carinho especial pela série, criando não apenas um interesse por ela, mas também pelos videogames como um todo.




GFRJ: Qual foi o jogo que despertou seu interesse pela parte competitiva? Pode compartilhar um pouco desse experiência conosco? (Não precisa ter sido VF, e pode falar sobre sua trajetória nesse outro)


VCDECIDE: O jogo que me fez interessar pela parte competitiva foi o próprio Virua Fighter, pois foi graças a ele que pude perceber que meus desenhos não eram feios diante dos desenhos de outras pessoas, eram apenas desenhos diferentes em que a maior parte das pessoas não estavam preparadas e acostumadas, e que, ainda assim, poderiam competir de igual pra igual com os outros desenhos, exatamente da forma como Virtua Fighter conseguiu competir com outros jogos "bonitos" como Street Fighter, Mortal Kombat e entre outros, apesar dos gráficos "quadrados".







GFRJ: Virtua Fighter é conhecido, pelos próprios japoneses, como um dos jogos de luta mais difíceis. Em quais momentos do jogo você sente essa complexidade?


VCDECIDE: Nunca entendi a razão pela qual o pessoal considera o Virtua Fighter um jogo difícil, pois o Street Fighter 2 usa 6 botões, o Mortal Kombat usa 5 botões, enquanto que o Tekken usa 4 botões... então, como pode o Virtua Fighter de 3 botões ser um jogo difícil?


Talvez, a coisa mais difícil do Virtua Fighter, seja se acostumar inicialmente com o botão de defesa, mas, até mesmo com o botão de defesa é fácil de acostumar no VF, já que há tão poucos botões para prestar atenção, sendo um botão de defesa, um botão de soco e outro botão de chute.




GFRJ: Que tipo de competição, no Brasil, te deixaria mais empolgado ainda sobre Virtua Fighter?


VCDECIDE: Uma competição para desenhar um personagem brasileiro para integrar o elenco do Virtua Fighter 6, algo como um capoeirista, ou até mesmo a confirmação por parte da Sega de que a Vanessa é Brasileira, pois ela luta "Vale-Tudo" que é um estilo de luta do Brasil como o próprio nome em português já indica.




GFRJ: Na sua opinião, qual personagem você apontaria como o mais simples de jogar e por qual motivo? E qual você indicaria pra iniciantes?


VCDECIDE: Normalmente nos jogos de luta em geral, o personagem principal é o mais recomendável para os iniciantes. Entretanto, sabemos que esse regra não se aplica a Virtua Fighter, já que o principal é o AKira Yuki e ele é simplesmente o lutador mais difícil, e normalmente o jogador iniciante acaba escolhendo o Akira por ele se parecer com o Ryu, e com isso acaba tendo impressões erradas sobre o jogo, e saem por aí dizendo que Virtua Fighter é um jogo ruim, duro e travado.


Para que o iniciante não tenha esse tipo de impressão, eu recomendo jogar com a Eileen, por ela ser uma personagem simples de jogar e que se encaixa na forma em que um casual costuma jogar que é girando o direcionado e apertando os botões de ataque, sendo que a Eilen tem muitos golpes que consistem em fazer movimentos do tipo "hadouken" normal ou "hadouken" ao contrário, seja com soco ou com chute.



GFRJ: E qual personagem você mais detesta de jogar contra?


VCDECIDE: Lion. Rafale Lion é assustador de se jogar contra. Esse personagem francês, que é praticante do kung-fu gafanhoto, tem sua ameaça definida a começar pela sua postura. Quando se está de pé, parece que está agachado, e quando ele está agachado ele parece que tá em pé, e o mesmo pode ser dito dos seus ataques. Golpes que deveriam ser defesa embaixo é defesa em pé, e golpes que deveriam ser defesa em pé é defesa embaixo, como disse, é assustador jogar contra Lion.



GFRJ: Dicas para quem está começando para além de escolher um boneco?


VCDECIDE: Uma dica importante para quem tá começando é que a Defesa no Virtua Fighter é o melhor Ataque, porém, muitas pessoas acabam negligenciando a defesa para priorizar os combos, mas de nada adiante saber os combos se não souber se defender, pois a melhor forma de iniciar um combo é defendendo algum ataque. Sim, a partir do momento em que você defende um golpe, a vantagem deixa de ser de quem tá atacando e passa a ser de quem defendeu.




GFRJ: Apesar do Brasil ser um dos cinco países que tem mais jogadores de Virtua Fighter (passando até o Japão, em quantidade), quais você acredita serem os motivos que fazem o Brasil não ser tão visto pelo exterior?


VCDECIDE: O motivo pelo qual o Brasil não é tão visto pelo exterior é a mesma razão pela qual o Virtua Fighter não é tão visto fora do Japão, que é falta de representatividade... no Tekken por exemplo, há o Eddy Gordo, Christie Monteiro e a Katarina como representantes do Brasil, já no Virtua Fighter não há ninguém representando o Brasil, o que faz com que o Brasil não seja notado pelo exterior... uma forma de amenizar essa situação é no Virtua Fighter 6 ter um lutador brasileiro ou então a Sega divulgar a nacionalidade da Vanessa como Brasileira já que o estilo de luta dela é o "Vale-Tudo".




GFRJ: Fora do Japão, Nova Iorque é um dos cenários mais fortes de Virtua Fighter. Há algum jogador de lá que você gostaria de conhecer ou enfrentar?


VCDECIDE: Não sei quem do Virtua Fighter é de Nova Iorque ou não, mas já enfrentei diversas partidas online contra jogadores do EUA, e inclusive foi contra um deles em especial que me fez odiar o Lion Rafale controlado por Jason Elbow.




GFRJ: Que tipo de jogadora você se considera ?


VCDECIDE: Apesar de amar VF, jogo o game de forma Casual, apenas por diversão. E sobre considerações finais, não é a quantidade de botões que define a complexidade de um jogo. Virtua Fighter tem apenas 3 botões e é tido por muitos como o jogo de luta mais difícil, entretanto, não é tão difícil desde que sua primeira impressão não seja escolhendo o Akira, pois ele tá muito longe de ser o ''RYU'' do jogo, apesar do seu visual e do fato dele ser o protagonista da série.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page