top of page

A importância dos Torneios Semanais Abertos


Diante de polêmicas recentes envolvendo a Bandai-Namco e sua desastrosa seleção de torneios, tendo solenemente ignorado a America do Sul - que, por acaso, hospedou torneios semanais constantes de FighterZ por meses a fio com mais de 60 players - e colocando a Australia (que teve apenas um torneio formal de 20 cabeças há 6 meses atrás) ficou a dúvida de como comunicar interesse real por um jogo específico em uma região.


Claro, é óbvio que esse é um assunto mais complexo que apenas população de players, envolvendo logística, presença oficial da empresa licenciada a gerir torneios oficiais na região, e etc - ainda que seja óbvio que a BN simplesmente não liga para a America do Sul e Africa (não fosse a forte presença de Tekken no meio oriente, acredito que eles também seriam ignorados).


O que isso tem haver com Virtua Fighter? Claro, a cena sulamericana está em sua infância, e VF é ignorado pelos principais torneios nacionais aqui no Brasil, estando relegado a algumas presenças locais no Rio e São Paulo. Todo estudo de população exige dados estatísticos, engajamento, coleta real, que, somado ao estudo de interesse de audiência, cria oportunidade para investimento e crescimento da cena (acredito?).


Se é tão difícil organizar torneios dada a falta de público no momento, só nos resta trabalhar no online, correto? Eu estou voltando de férias de organizações na próxima semana, dia 10 de Julho, já com algumas novas experiências em mente. E claro, torneios online estão relacionados a isso que virá no segundo semestre. Afinal de contas, é a #roadtovf6 que precisamos ter em mente aqui.


Ainda assim, é necessário e interessante que dada população de qualquer origem PARTICIPAR DOS TORNEIOS SEMANAIS FIXADOS DA SEGA. Mas o que são esses torneios? Deixe-me explicar.


Do ponto de vista de programação, nada mais é que salas fixas que jogadores entram com hora limite para fechar que organizam chaves de torneio de dupla eliminação AUTOMATICAMENTE. Deixe-me repetir, AUTOMATICAMENTE, sem nenhuma interferência humana, ou smashgg, matcherino e os cacete a quatro. Isso é muito diferente dos torneios organizados e chave de comunidade de SFV e Tekken que por muito rolou na PSN.


Isso é ingame, uma funcionalidade ingame, que é FANTÁSTICA. Sim, fantástica. Você provê uma porta de entrada para qualquer um engajar com o jogo ao toque de um botão e a uma atenção ao horário. Parece até que isso virá também no Street Fighter 6! (torçamos)




Os top4 recebem títulos temporários pela classificação nesses torneios (imagem cedida por vfdc.com) e podem seguir seus resultados e ao mesmo tempo experimentar como é estar jogando um torneio serious-business dentro de sua própria casa.








O porquê disso não estar presente na maioria dos jogos de luta (e até de outros gêneros) eu não sei. Contudo, preciso ressaltar as principais reclamações da comunidade brasileira quanto a jogar este modo (e a ranked): é ser uma oportunidade desastrosa para jogar Virtua Fighter no lag. Sim, de fato, a maior parte dos players desse modo são japoneses. Notadamente, o modo (e o jogo todo) tem seu público alvo como sendo o japonês. É, é isso mesmo, não será o mar de rosas de uma sala fechada com ping baixo. Infelizmente, nessas horas calha reclamar da falta de rollback que amaciaria a distância.


Todavia, marcar presença em peso significa estatisticamente ajudar o código de matchmaking a criar salas no servidores sulamericanos (Santhiago, Chile; São Paulo, Brasil). Os europeus e norte-americanos estão lá jogando, participando. E isso funciona para eles. Porque não arriscar usar a ferramenta do jogo para ter mais um momento semanal brasileiro lá?


Claro, o modo é quebrado, organiza num misto de ranking e conexão, causando infortúnios diversos, vezes colocando dragonslayers para enfrentar dans, noutros colocando os extremos opostos Brasil-Japão para um mano a mano. Mas acho que são dores que valem a pena o risco de perder uma meia horinha no Sábado, não acham? Em adição a isso, nossa presença em peso serve de estatística real coletada lá na RGG-Studios para seus planos para VF6, nem que seja para sermos ignorados, também! Da SEGA, esperemos tudo!


Se Tekken 7 tivesse algo assim, te garanto que os amigos do oriente médio jogariam em peso. Bora ajudar a estatística, amigos. Até a próxima!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page